Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 24 de Abril de 2024

Pesquisa da Caarj mapeia saúde do advogado

A pesquisa foi feita com base nos procedimentos registrados pelo Eixo Vida durante o projeto Prevenção Itinerante e durante as campanhas Paletó no Verão, Não e de Vacinação contra a gripe. Os números revelaram situações inusitadas: 25% dos advogados que relataram não ter problemas de pressão arterial acabaram apresentando pressão alta durante o exame.


12/09/2017 17h07

Uma categoria que inspira cuidados. Este foi o diagnóstico verificado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (Caarj), após a análise de atendimentos realizados pelo Eixo Vida, desde 2013. Foram avaliados 32 mil atendimentos, e os resultados são assustadores: 33% dos advogados têm pressão alta, índice acima da média nacional, que é de 25,7%, conforme dados do Ministério da Saúde. “O que descobrimos foi um quadro preocupante, que se reflete no ânimo do advogado para o trabalho”, informa o presidente da Caixa, Marcello Oliveira.

A pesquisa foi feita com base nos procedimentos registrados pelo Eixo Vida durante o projeto Prevenção Itinerante e durante as campanhas Paletó no Verão, Não e de Vacinação contra a gripe. Os números revelaram situações inusitadas: 25% dos advogados que relataram não ter problemas de pressão arterial acabaram apresentando pressão alta durante o exame.

A pesquisa também avaliou índices como glicemia e taxa de sobrepeso. Nada menos que 47% das advogadas e 48% dos advogados apresentaram taxa de glicose alterada, e 77% dos advogados e 57% de suas colegas mulheres estão acima do peso. De acordo com o médico perito da Caarj, Hilton Duarte, que analisou os dados da pesquisa, a rotina da advocacia colabora para os quadros verificados. “O nível elevado de estresse devido às pressões e cobranças de quem está inserido neste mercado vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade, somada ao sedentarismo e a má alimentação, é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais”, alerta.

De acordo com Marcello Oliveira, a pesquisa foi útil porque ajudou a deixar claro que é necessário investir na prevenção de doenças, como a Caixa vem fazendo ao longo dos anos. “Os números nos mostram que estamos no caminho necessário para oferecer aos colegas possibilidades concretas de se evitar doenças, com a prática de atividades físicas e atividades preventivas de saúde. Quando levamos o Eixo Vida para os fóruns, com a aferição de pressão e a verificação de índices de glicose, estamos alertando para a importância de se manter os exames periódicos em dia. Da mesma maneira, ao investirmos nas atividades de estímulo aos exercícios físicos, como no Eixo Bem-Estar, estamos mostrando que atividade física é fundamental para manter a saúde”, pontua.

Vice-presidente da OAB/Nova Iguaçu, Hilário Franklin resolveu mudar os hábitos após passar por uma ação da Caarj, realizada pelo Eixo Vida, no Fórum da Pavuna. “Verifiquei minha glicose e ela estava em patamares altíssimos. Levei um susto”, afirma. A visita, feita em outubro do ano passado, acendeu o sinal amarelo para Hilário, que procurou ajuda médica. “Passei a me cuidar melhor. Hoje tenho acompanhamento médico, pratico Jiu Jitsu no núcleo da Caarj na sede da nossa subseção e participo da Tenda Bem-Estar em Madureira”, comemora Hilário, que de lá para cá já perdeu mais de 50 quilos: “Não podemos brincar com a saúde”.

Fonte: Site CAARJ


MAIS NOTÍCIAS

Comunicado

17/04/2024

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp