Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 19 de Abril de 2024

Atos marcam dia de combate à LGBTfobia

OAB realizou marco para debater Estatuto / Antônio Leudo


18/05/2018 15h10

Fonte: Jornal Folha da Manhã

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é comemorado todo dia 17 de maio. Em Campos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou um evento para debater o assunto em defesa do Estatuto da Diversidade e do Gênero. Já no Rio de Janeiro, militantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) nos arredores da Cinelândia, em uma localidade próxima à Câmara Municipal que foi batizada de Quarteirão Cultural Marielle Franco.
De acordo com a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Campos, Margarida Estela Mendes, o intuito do evento foi comentar o Estatuto da Diversidade e do Gênero, pedindo com urgência a criminalização da “LGBTfobia”, e também a questão do direito da cidadania de transsexuais e transgêneros. “É importante se despojar das vaidades. Todos nós somos seres humanos e a gente precisa respeitar as pessoas e compartilhar esse respeito e amor ao próximo. O momento é de união”, comentou Margarida, que há 30 anos milita na causa LGBT.
O evento também teve participação da Comissão Permanente da Mulher Advogada, que tem como presidente Marta Maria Mello.
Rio - O ato no Rio de Janeiro lembrou os nove casos de LGBTs mortos este ano na capital, segundo o Grupo Gay da Bahia, incluindo a vereadora Marielle Franco (PSOL) e a universitária Matheusa, e teve atividades teatrais, musicais, performance de drag queens, instalações e DJs do cenário LGBT+ carioca.
Recentemente, o Governo do Estado realizou uma das grandes conquistas do movimento LGBT que foi processo de emissão das Carteiras de Identidade Social no estado, iniciativa inédita no país.
O decreto 46.172 foi publicado pelo governador Luís Fernando Pezão, por intermédio da secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, responsável pelo programa Rio Sem Homofobia.

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp