Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quarta, 17 de Abril de 2024

OAB/RJ amplia postos de certificação e oferece novos descontos

A partir de hoje (9), a OAB/RJ começa a operar como Autoridade Registradora e passará a emitir os certificados digitais.


09/08/2018 10h44

Fonte: redação da Tribuna do Advogado

 

A partir desta quinta-feira, dia 9, a OAB/RJ começa a operar como uma Autoridade Registradora e passará a emitir os certificados digitais, documento eletrônico exigido para o trâmite de processos em inúmeros tribunais do Brasil. Para os advogados, essa novidade significará mais postos de certificação digital no estado – o número subirá de 41 para cerca de 180 pontos de atendimento – e novos descontos e facilidades de parcelamento na aquisição do certificado e do token.
Parceira da Certisign Certificadora Digital (uma das primeiras autoridades certificadoras do mundo) desde 2011, a Seccional passa a contar, agora, com a possibilidade de atender os colegas em qualquer posto da empresa, além do atendimento nas subseções.
"A OAB/RJ trabalha para ampliar o leque de ações para atendimento e aquisição do certificado digital, buscando parcerias e facilidades para a advocacia, essa é a nossa obrigação. Atualmente, a Região Norte/Noroeste do Estado só conta com um posto de emissão de certificado digital pelo convênio da Seccional com a Certisign. Com essa expansão promovida pela Seccional passaremos a contar com postos de atendimento em todas as subseções da região, além da oferta de novos locais de atendimento da própria Certisign”, destaca a diretora de Inclusão Digital da Seccional, Ana Amelia Menna Barreto.
"Estamos muito atentos às necessidades da classe e o processo eletrônico é uma realidade na vida dos colegas, não há como negá-lo. Corremos atrás, agora, de parcerias que facilitem a adaptação dos advogados e o acesso a essa nova ferramenta", assinala a diretora. A OAB/RJ promove desde 2011 o projeto Caravana Fique digital, iniciativa que orienta os advogados do estado sobre o peticionamento eletrônico e que facilita a aquisição do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A parceria da OAB/RJ com a empresa Certisign tem o intuito de tornar mais acessível a compra do certificado digital pelos advogados. Com a ampliação do convênio, agora é possível adquirir o certificado e o token na mesma compra pelo valor total de R$ 199, montante que pode ser parcelado no cartão. Também é possível comprar o certificado por qualquer outra empresa certificadora listada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Veja a lista completa através deste link.
O Certificado Digital é imprescindível para a prática da advocacia no processo eletrônico.  Os atos processuais assinados digitalmente identificam a autoria da peça e oferecem a segurança da integridade do conteúdo. “Mas a advocacia utiliza seu certificado digital da OAB para todo serviço que exija a identificação pela certificação digital, não apenas para o peticionamento judicial”, acrescenta Ana Amelia.

 

 


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp