Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

TRT suspende prazos desta semana em função de indisponibilidade do PJe

Atendendo ao ofício enviado pela OAB/RJ na segunda-feira, dia 8, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ) publicou o Ato nº 115/2019,


12/07/2019 11h24

Nádia Mendes 

Atendendo ao ofício enviado pela OAB/RJ na segunda-feira, dia 8, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ) publicou o Ato nº 115/2019, suspendendo os prazos dos processos que tramitam no PJe, em primeiro e segundo graus, entre os dias 8 e 12 de julho em função da indisponibilidade do sistema. O pleito foi reiterado em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 11, entre os representantes da Seccional no Comitê Gestor do PJe-JT, Clarissa Costa e Rodrigo Estrela, e o presidente do comitê, desembargador César Marques, que também está no exercício da presidência do TRT/RJ. Costa pontuou que o sistema do PJe está fora do ar desde a sexta-feira, dia 5. "Com a prorrogação dos prazos, como estava sendo feito, eles venceriam todos no mesmo dia", explicou.

Também está suspensa a contagem dos prazos dos magistrados de primeira e de segunda instâncias para prolação das decisões e sentenças, exclusivamente com relação aos processos em trâmite no PJe, nas mesmas datas. Os prazos que iniciam ou terminam nesses dias ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

O ato também determina a manutenção das audiências em processos que tramitam no sistema, marcadas para esta semana, desde que possível a apresentação de defesa e documentos por meio do PJe, e para fins de negociação e celebração de acordos, ficando autorizada a lavratura de termo de conciliação de forma física, para posterior digitalização e juntada aos autos eletrônicos.

Instabilidade também afeta outros tribunais

O tribunal esclareceu que a versão 2.4.0 do sistema PJe, disponibilizada na segunda-feira, dia 8, apresenta problemas e instabilidades que não se manifestaram nos testes prévios à implantação. A instabilidade acontece na versão nacional do sistema disponibilizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e afeta também os outros dois TRTs que estão instalando a nova versão de forma piloto: 3ª Região, Minas Gerais, e 5ª Região, Bahia.

Ainda segundo o TRT, entre outras funcionalidades, a instabilidade alcança a anexação e assinatura de documentos, a conferência de alvarás pelas agências bancárias, a realização de audiências, o download de processos e a conferência de ofícios para habilitação ao seguro-desemprego.

 

O tribunal reforça que, em conjunto com o CSJT e os demais regionais responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, estão "trabalhando incansavelmente na solução dos problemas. A cada dia, correções vêm sendo implementadas com o objetivo de que o sistema funcione dentro da normalidade", diz o texto publicado no Portal do TRT/RJ

O tribunal disponibilizou nesta reunião um passo a passo para o recebimento dos alvarás judiciais. Costa explicou que, por erro do sistema, não está constando o número do documento e o QRCode. Segundo o TRT/RJ, eles estão aguardando uma resposta do CSJT sobre isso. 

Também participaram da reunião desta manhã Alexandre Bastos, da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), o  desembargador Antônio Carlos, que está no exercício da Corregedoria do TRT, e o juiz auxiliar da Corregedoria André Villela.

Na tarde desta quarta-feira, dia 10, a OAB/RJ emitiu nota oficial manifestando sua preocupação com a paralisação do sistema. No texto, a Seccional pedia urgência para a solução do problema.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp