Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 28 de Março de 2024

Conheça o Advoga, o banco de oportunidades da OABRJ

Uma plataforma online de oportunidades profissionais, mas totalmente pensada para a advocacia. Essa é a proposta do Advoga, o banco de oportunidades gratuito oferecido pela OABRJ para seus advogados e advogadas.


09/12/2019 17h32

Jornalismo da OABRJ
Uma plataforma online de oportunidades profissionais, mas totalmente pensada para a advocacia. Essa é a proposta do Advoga, o banco de oportunidades gratuito oferecido pela OABRJ para seus advogados e advogadas.

Liderando um leque de projetos que conta também com o programa de mentoria e o Curso de Certificação Profissional – promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) -, o Advoga conecta colegas e empresas em busca de profissionais. Diversas companhias já são parceiras, como Souza Cruz, Light, Cyrela e Oi.

Ao acessar o site do Advoga, disponível no menu superior aqui do Portal da OABRJ, os colegas são convidados a fazer um rápido cadastro e incluir seus currículos em um banco de dados, que fica disponível para empresas ou escritórios de advocacia. As vagas disponíveis também poderão ser visualizadas pelos advogados.

Segundo a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, a ideia é ampliar as parcerias no próximo ano: “Queremos visitar escritórios e apresentar o projeto”, conta ela, que salienta o caráter coletivo da gestão: “Todos os nossos projetos são alinhados com o Luciano [Bandeira, presidente da OABRJ], que tem como uma das prioridades de sua gestão o investimento na capacitação profissional”.

Mentoria

Um dos braços do banco de oportunidades Advoga , o Programa de Mentoria Jurídica da Seccional promove a troca de experiência entre a própria classe. Nele, advogados mais experientes em cada área do Direito, com uma trajetória reconhecida pela Ordem, atuam como mentores de até três colegas que requisitarem orientação, indicando material de estudo, aconselhando e transmitindo seu conhecimento.

Sem qualquer limitação de idade ou tempo de carreira, o programa visa a valorizar e qualificar a advocacia ao mesmo tempo em que estimula a colaboração profissional e a troca de experiência entre colegas. Nomes como Ronaldo Veirano, Sergio Bermudes, Francisco Müssnich e Nelson Eizirik já aceitaram a missão de orientar os colegas. O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, também é um dos mentores do projeto. 

O quadro de mentores também é composto por membros da Diretoria da Seccional e das subseções, conselheiros, procuradores, integrantes do Tribunal de Ética e da Corregedoria, e por presidentes e membros de comissões. Basílio conta que a Ordem recebeu muitos pedidos de advogados que sentem-se carentes de orientação. "É uma demanda principalmente de colegas que não têm contato com profissionais mais velhos e experientes no seu dia a dia para trocar”.

Os interessados em receber auxílio devem ler o regulamento do projeto e encaminhar um email para inscricao.mentoria@oabrj.org.br. 

Curso de Certificação Profissional

Mais uma ramificação do Advoga, o curso, uma parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), tem a proposta de adequar os colegas às exigências contemporâneas do mercado. Realizado mensalmente, as aulas vão de como administrar escritórios a orientações para a elaboração de currículos, passando por peticionamento eletrônico, ética profissional, prerrogativas e até dicas sobre vestuário.

“São ações totalmente voltadas à prática. Chamamos nomes de destaque no mercado e passamos instruções que não são ensinadas na faculdade”, explica Basílio. O curso já vem sendo replicado em algumas subseções e, para realizar a inscrição, é necessário entrar em contato com a ESA pelo email esa@oabrj.org.br.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp