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Campos dos Goytacazes, Quinta, 18 de Abril de 2024

Já está no ar o sistema eletrônico para pedidos de inscrição na OABRJ

Com ele, usuários poderão dar entrada e acompanhar remotamente seus processos


18/02/2021 17h44

A OABRJ inaugurou nesta quinta-feira, dia 18, seu sistema eletrônico para o fluxo dos processos internos, uma novidade que trará mais celeridade, segurança e comodidade para os colegas. À princípio, o modelo já contempla os processos de seleção e inscrição. Ou seja: a partir de hoje, qualquer interessado em dar entrada no pedido de ingresso nos quadros da Seccional poderá fazer essa solicitação de forma rápida, simples e remota, aqui mesmo no Portal da Seccional. 

Com isso, o usuário não precisará mais comparecer a um ponto de atendimento para dar entrada no pedido de inscrição. E há mais vantagens: o acompanhamento da tramitação do processo ficará disponível na plataforma, possibilitando melhor controle. 

“O requerente poderá se manter sempre atualizado sobre o fluxo do seu pedido pelo Portal, evitando, assim, deslocamentos desnecessários à sede”, conta o gerente de Tecnologia da Informação da OABRJ, Adolfo Mathias, acrescentando que a cada nova atualização em seu processo o usuário será notificado também por email. 

Para dar entrada em seu processo, basta que o interessado acesse o Portal e clique no menu superior de Serviços, depois na aba Inscrição nos quadros. Lá, haverá quatro caixas: Documentos necessários (que lista a relação de documentos que são pedidos para a inscrição); Formulário de inscrição online (onde, com tudo em mãos, o requerente deve clicar para iniciar seu processo); Boleto para pagamento (onde é gerado o boleto com as taxas); e Acompanhamento (onde o requerente pode acompanhar, de forma transparente, a tramitação de seu pedido).

Para os requerentes que preferirem, por qualquer motivo, manter o método presencial, ele estará disponível normalmente: “Os computadores da OABRJ também funcionarão com o sistema e os setores irão continuar a atender o público que for presencialmente às Centrais de Atendimento ou que entrar em contato por telefone, por email, por todos os meios que já existem hoje. O sistema vem para acrescentar”, explica Mathias.

Comemorando a inauguração do sistema, que considera a primeira grande novidade do ano, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, afirma que esta modernização colocará a Seccional em outro nível de atendimento ao público e de gestão processual interna. 

“A implantação do processo digital para o fluxo interno da OABRJ foi pensada desde o início de nossa gestão como algo essencial para dar melhor fluidez, garantir transparência e melhorar a dinâmica de acompanhamento dos protocolos. Sempre quisemos encurtar a distância entre a classe e a Ordem, e em um momento como este que vivemos, ainda assombrados pelo risco de contaminação com o novo coronavírus, a possibilidade de dar entrada em um pedido de inscrição nos quadros remotamente se tornou ainda mais necessária”, conta ele. 

Um dos idealizadores da implantação do sistema eletrônico na OABRJ, o tesoureiro da Seccional,  Marcello Oliveira afirma que a migração para o meio digital foi justamente acelerada pensando nesse fator: “Fizemos um enorme esforço durante a pandemia para implementar o quanto antes o processo eletrônico na OABRJ. Assim o advogado poderá acessar os serviços da entidade remotamente, peticionando e acompanhando o andamento dos seus pedidos”. 

Ele também explica que, apesar de o sistema eletrônico a princípio contemplar apenas os processos de seleção e inscrição, a meta é não parar por aí: "Estamos trabalhando para que o sistema da OABRJ funcione de forma totalmente digital. É uma nova era de relacionamento, de entrega de informações", afirma Oliveira, informando que o próximo passo desse processo é a digitalização do fluxo da Comissão de Prerrogativas, da qual é presidente: “Desta forma poderemos produzir estatísticas de reiteradas violações por autoridades e órgãos públicos que nos ajudarão a sofisticar a nossa estratégia de defesa dos direitos profissionais”. 

Oliveira não deixa de frisar o ganho do ponto de vista financeiro com a transição: “Teremos uma economia muito grande com os papéis que não serão gastos para todos esses trâmites, além do uso de toner de impressora e dos próprios equipamentos”. 


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