Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 29 de Março de 2024

Entrevista com presidente da 12ª Subseção da OAB/RJ, Cristiano Miller

O presidente da OAB/Campos, Cristiano Miller relata as novas mudanças trazidas pela COVID-19


25/02/2021 15h11

*Ingrid Silva

Nesse momento atípico que estamos vivendo, a OAB-RJ 12ª Subseção também sofreu suas consequências. No começo da pandemia, a Casa do Advogado ficou aproximadamente 3 meses fechada e isso a afetou, tendo que se readaptar.

Enquanto a Subseção estava fechada, os atendimentos para os advogados continuavam pelo Whatsapp e outros canais de comunicação. Em junho de 2020 o atendimento volta ao presencial de forma gradual, tomando todos os cuidados e com o horário reduzido, como conta o presidente da OAB, Dr. Cristiano Miller.

As salas de atendimento também sofreram adaptação para a nova realidade, transformando as salas de atendimento e escritório compartilhado em salas de audiência virtual.

A advocacia está tendo que se adaptar, são mudanças complicadas de se fazer, mas algumas transformações implementadas durante a pandemia irão continuar, como forma de aprendizado e novas oportunidades de se reinventar, como diz Dr. Cristiano.

“A pandemia também vai trazer uma mudança de perspectiva para a advocacia. Passamos por situações de dificuldade no início, mas eu tenho certeza que essas dificuldades vão criar oportunidades novas para a advocacia”, explica o presidente da OAB. 

No ano de 2021 com a chegada da vacina, as expectativas para a volta presencial aumentou bastante, não só na OAB como também em diversas empresas e comércios. Mas não é preciso se precipitar e infelizmente, pode continuar a ser um ano difícil, a COVID-19 ainda está circulando. Dr. Cristiano conta que não há uma perspectiva de retomada imediata e integral das atividades presenciais pelo Judiciário. 

Ele reforça que a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal não retomaram as atividades presenciais, o que está trazendo dificuldade para a advocacia. A Justiça do Trabalho está passando por uma dificuldade enorme nesse momento de pandemia, porque têm certas audiências que precisam ser presenciais e não é possível realizá-las.

Os eventos virtuais que a OAB-RJ realizou vão continuar acontecendo pelas Comissões temáticas da Subseção. 

“Esperamos que esses eventos sejam presenciais o quanto antes. Temos certeza que os eventos virtuais atendem certa camada, mas os eventos presenciais trazem um resultado mais positivo”, finaliza.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp