Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Quinta, 02 de Maio de 2024

Governador e três ex-governadores do Estado prestigiaram a cerimônia de posse no TCE-RJ

Governador do Estado prestigia a cerimônia de posse no TCE-RJ (Foto: TCERJ)


07/01/2011 13h50

Fonte: Site TCERJ

Os conselheiros Jonas Lopes de Carvalho Junior e Aluisio Gama de Souza assumiram a presidência e a vice-presidência do TCE-RJ para o biênio 2011-2012, respectivamente, durante solenidade no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, deste Tribunal, que teve a presença do governo Sérgio Cabral. Em seu discurso de posse, Jonas Lopes ressaltou que a instalação da Corregedoria da Casa e a criação do cargo de auditor estarão entre as prioridades de sua administração.

“Já neste primeiro ano, eu e minha equipe, juntamente com os Exmos. Srs. Conselheiros, envidaremos todos os esforços junto à Alerj para aprovação da mensagem que cria o cargo de Auditor. Através de concurso, teremos aqui a figura de Auditor Substituto de Conselheiro, para assim, e só desta forma legítima e constitucional, termos um representante do corpo funcional com assento no Conselho Deliberativo desta Corte”, afirmou Jonas Lopes. Os conselheiros hoje empossados foram eleitos, por unanimidade, na sessão plenária do dia 16 de dezembro passado.
 
O novo presidente ainda ressaltou que o Estado do Rio vive uma fase de destaque, inclusive no cenário internacional, graças à Copa do Mundo e às Olimpíadas que sediará. Para Jonas Lopes, este é o momento ideal para se fomentar parcerias, aumentar o diálogo e o fluxo de informações, a constante permuta de conhecimento e expertise:

“É hora de promover ainda mais a interação deste tribunal com nossas Prefeituras, Câmaras Municipais, Poderes e Órgãos do Estado, enfim, todos os jurisdicionados desta Corte, na busca pelo bem comum. Aí, entra em cena não só o TCE como um todo, mas, notadamente, nossa Escola de Contas e Gestão, que terá desta administração um olhar especial, no sentido de estimulá-la e fortalecê-la”.

A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelas seguintes autoridades: governador Sergio Cabral; presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter; procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE, Horácio Machado Medeiros; deputado Paulo Melo, representando o presidente da Alerj, Jorge Picciani; procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Claudio Soares Lopes; senadores Régis Fichtner e Lindberg Farias; presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Montebello, e os conselheiros do TCE-RJ Jonas Lopes, Aluisio Gama, José Graciosa, José Maurício Nolasco, Marco Antonio Alencar, Julio Rabello e Aloysio Guedes. Também prestigiaram a posse os conselheiros aposentados do TCE-RJ Humberto Braga, Sérgio Franklin Quintella e José Leite Nader; ex-governadores Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Benedita da Silva; secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, e de Sáude e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; defensor público geral do Estado, Nilson Bruno Filho; presidente da Cedae, Wagner Victer; presidente da OAB-RJ, Wadih Damous; presidente da CAARJ, Felipe Santa Cruz; deputados federais e estaduais, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, desembargadores e defensores públicos,  dentre outras autoridades.

Ao despedir-se da presidência, cargo exercido no quadriênio 2007/2010, o conselheiro José Maurício Nolasco desejou sucesso ao novo presidente e ao vice e destacou o conforto de encerrar o mandato com o sentimento do dever cumprido. “Sempre fui um soldado combatente, comprometido com a preservação da imagem da instituição. O foco esteve sempre voltado para os altos objetivos desta Casa”, afirmou.

Nolasco agradeceu a cada um dos conselheiros, em especial ao seu sucessor, que exerceu a vice-presidência em seu mandato, pela colaboração na jornada. Agradeceu também aos servidores do Tribunal, ao corpo instrutivo e demais funcionários pela dedicação e eficiência ao longo dos últimos quatro anos.

O governador Sergio Cabral destacou a importância do TCE-RJ como responsável pela fiscalização dos recursos públicos no momento em que o Rio de Janeiro é reconhecido internacionalmente, ao ser o primeiro estado da América do Sul a receber da agência de risco Standard and Poor’s (S&P) o “investment grade” (recomendação de investimento). E agradeceu, como jurisdicionado, aos conselheiros: “O Tribunal se qualifica, investe no seu servidor e na relação com o jurisdicionado. Sem perder o rigor e independência, está disposto ao diálogo e a buscar a parceria. Quando as autoridades se entendem para o bem público, quem ganha é a população”, afirmou.

Leia aqui um breve currículo do presidente Jonas Lopes de Carvalho Junior e do vice-presidente Aluisio Gama de Souza, e a íntegra do discurso (pdf) de posse do novo presidente do TCE-RJ.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp