Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Segunda, 20 de Maio de 2024

Tribunal de Justiça recebe mais um desembargador

Tribunal de Justiça recebe mais um desembargador


01/02/2011 16h05

Do Jornal do Commercio

01/02/2011 - Após presidir a última sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) como presidente do tribunal, o desembargador Luiz Zveiter deu posse ontem a mais um desembargador. O juiz Gilberto Campista Guarino foi promovido por antiguidade e ocupará a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Renato Ricardo Barbosa. Ao tomar posse, o novo desembargador prometeu cumprir bem e fielmente os deveres da magistratura e destacou o espírito empreendedor do presidente do TJ-RJ.

Guarino está há 19 anos na magistratura fluminense. Antes de ser promovido, ocupou por quase dois anos a vaga de juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da capital. Antes disso, esteve à frente da 5ª Vara de Família por oito anos. Ele iniciou a carreira na magistratura como juiz substituto da Vara Criminal, Fazendária e Acidentária de Angra dos Reis e passou pelas comarcas de Mangaratiba, Itaguaí e Niterói antes de chegar à capital.

O novo desembargador do TJ-RJ tem 59 anos e formou-se em Direito na antiga Universidade Estadual da Guanabara. Guarino foi conduzido ao plenário do Órgão Especial pelos desembargadores Leila Mariano e Jorge Luiz Habib. "Agradeço a confiança que o Órgão Especial depositou em mim ao me promover para o cargo de desembargador, que é de importância vital para o tribunal", afirmou o magistrado.

Em seu discurso, o juiz também saudou o desembargador Luiz Zveiter, que despede-se da Presidência do tribunal nesta sexta-feira. Em seu lugar, tomará posse como presidente o desembargador Manoel Alberto Rêbelo dos Santos. "Nessa administração notou-se o espírito de um administrador por natureza, que soube exatamente aonde queria levar o tribunal. Essa gestão ficará marcada para sempre na história do Judiciário fluminense pela brilhante poeira dos fatos", elogiou Guarino.

Suspiro

O presidente do TJ-RJ agradeceu a "desmerecida homenagem", afirmou que a posse do desembargador era "seu último suspiro" e disse que a promoção do novo desembargador decorreu dos seus próprios méritos. "Me lembro quando Vossa Excelência passou no concurso público. Teve que quebrar muitas barreiras e foi se fixando no tribunal pelo seu trabalho. Tenho certeza que, no 2º grau de jurisdição, irá manter este tribunal na vanguarda", afirmou Zveiter. Na sessão de ontem também foi preenchida uma vaga efetiva no Órgão Especial, que será ocupada pelo desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto.

Além disso, o advogado André Luiz Nahass foi eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio de lista tríplice, e os desembargadores do Órgão Especial declararam o vitaliciamento da juíza Márcia Regina Sales de Souza. O TJ-RJ promoveu ainda nove juízes e removeu outros seis. Todos os magistrados tomarão posse ontem mesmo.

Os magistrados promovidos pelo critério de antiguidade foram Aroldo Gonçalves Pereira Junior, para o 2º Juizado Especial Cível (JEC) de Nova Iguaçu; Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, para a 1ª Vara Cível de Bangu; e Luiz Cláudio Silva Jardim Marinho, para o 2º JEC de Volta Redonda. Pelo critério de merecimento foram promovidos os juízes Camilla Prado, para a 2ª Vara Cível de Campo Grande; Carlos Sergio dos Santos Saraiva, para a 4ª Vara Cível de Campo Grande; Grace Mussalem Calil, para a 4ª Vara Cível de Bangu; Jane Carneiro Silva de Amorim, para a 1ª Vara Cível de Campo Grande; Maria Aparecida Silveira de Abreu, para a 1ª Vara Cível de Nova Iguaçu; e Roberto Henrique dos Reis, para o 1º JEC de Volta Redonda.

Foram removidos pelo critério de antiguidade os juízes Ana Paula Pontes Cardoso, para a 7ª Vara Cível da Capital; e Ralph Machado Manhaes Junior, para a 2ª Vara de Família de Campos dos Goytacazes. Por merecimento, foram removidos os seguintes magistrados: Ana Luiza Menezes de Abreu, para a 3ª Vara de Família de Campo Grande; Andréa Barroso Silva, para a 2ª Vara de Família de Duque de Caxias; Luiz Eduardo de Castro Neves, para a 15ª Vara Cível da Capital; e Nearis dos Santos Carvalho Arce dos Santos, para a 38ª Vara Criminal da Capital.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp