Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sábado, 17 de Novembro de 2018

#SaiuNaTribuna: Eleição na Ordem, no próximo dia 21

No próximo dia 21 de novembro, das 9h às 17h, os advogados escolherão seus representantes para a OAB/RJ, subseções e Caarj para o triênio 2019-2021.


09/11/2018 10h25

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
            Arte: Raphael Carneiro  |   Clique para ampliar
No próximo dia 21 de novembro, das 9h às 17h, os advogados escolherão seus representantes para a OAB/RJ, subseções e Caarj para o triênio 2019-2021.
A eleição decidirá os cinco nomes que irão compor a nova diretoria da Ordem, os membros do Conselho Seccional (80 efetivos, incluindo os cinco integrantes da diretoria, e 80 suplentes), os representantes do Rio de Janeiro no Conselho Federal (três efetivos e três suplentes) e a diretoria da Caarj (5 titulares e três suplentes), além dos presidentes e diretores de 63 subseções e seus conselheiros (nas representações que têm conselho).
Até o fechamento desta edição, seis chapas tiveram sua inscrição registrada para concorrer à diretoria e ao Conselho Seccional: OAB Forte e Unida, liderada pelo tesoureiro da Ordem e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira; a chapa que tem à frente o candidato Roque Z; a OAB Para Você, encabeçada por Luciano Viveiros; A Ordem Que Eu Quero, em que o candidato a presidente é o conselheiro seccional Fernando Orotavo Neto; Por Uma OAB Atuante, capitaneada por Vitor Marcelo Rodrigues; e OAB para Todos, com Rodrigo Salgado Martins à frente.
A relação completa das chapas registradas pela Comissão Eleitoral está disponível também no Portal da OAB/RJ.
 
Votação
Os colegas receberão uma correspondência enviada pela entidade a partir de no dia 31 de outubro, com previsão de chegada aos eleitores a partir de 6 de novembro, informando seu local de votação.
A lista dos postos pode ser consultada no Portal da OAB/RJ (www.oabrj.org.br). Basta o advogado digitar seu número de inscrição ou CPF para acessar as informações necessárias à participação no pleito. Vale lembrar que a consulta pode ser feita também por smartphones e tablets.
A alocação dos eleitores será organizada de acordo com os locais de votação disponíveis próximos ao endereço profissional de cada um e, na ausência deste, perto de seu endereço residencial.
O pleito contará com 277 urnas, sendo todas comuns (não eletrônicas) – o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autoriza o uso das urnas eletrônicas somente um mês após as eleições, e isso implicaria o adiamento do pleito na Ordem, motivo pelo qual a entidade optou pela votação em cédulas de papel.
Na hora de votar, o advogado deve estar munido de sua carteira da Ordem ou, na falta desta, um documento oficial com foto – como registro de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte. A totalização dos votos será feita pelo sistema da OAB/RJ, e os resultados parciais – apenas das eleições para a Seccional – serão divulgados pela internet a cada digitação dos boletins de urna. A expectativa é de que às 22h do dia 21 já se tenha o resultado do vencedor.
O voto é obrigatório, portanto quem não puder participar deve enviar sua justificativa para a Comissão Eleitoral até 30 dias após a eleição, por meio de petição a ser protocolada na OAB/RJ, ou remetida pelos Correios ou por e-mail. O advogado que não votar e não justificar estará sujeito à aplicação de multa no valor de 20% da anuidade vigente.
Inadimplentes
Só poderão votar os advogados ativos e em dia com a anuidade. Os inadimplentes que não regularizaram sua situação até o dia 19 de outubro terão sua participação vedada, de acordo com as regras do Provimento 146/2011, publicado pelo Conselho Federal. Para mais informações, envie uma mensagem para comissao.eleitoral@oabrj.org.br ou telefone para (21) 2730-6525 ou (21) 2272-6150.