/Esf@
15/10/2025 21h48
É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 12ª Subseção (Campos dos Goytacazes/RJ) comunica o falecimento do Dr. Geraldo dos Santos Machado, advogado militante, Defensor Público aposentado, professor e ex-presidente desta Subseção, ocorrido nesta quarta-feira, aos 87 anos.
Dr. Geraldo Machado foi uma figura emblemática e de grande relevância para a advocacia e para a sociedade campista. Ele presidiu a OAB-Campos em dois biênios (1975/1976 e 1977/1978), deixando um legado de dedicação à classe, empenho na defesa das prerrogativas e na busca por uma justiça mais justa.
Sua trajetória é marcada por 64 anos ininterruptos de advocacia. Formado pela primeira turma da então Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro (hoje UFF), ele também atuou como Defensor Público, e dedicou-se ao magistério, lecionando Economia Política, Princípios de Direito e Direito Tributário, inclusive na Universidade Cândido Mendes. Além disso, foi membro da Academia Campista de Letras e colaborador assíduo de jornais locais e do site da OAB-Campos com seus artigos de opinião.
Reconhecido por sua intransigência com a iniquidade e por um senso de justiça que o movia, Dr. Geraldo dos Santos Machado dedicou sua vida ao Direito, à educação e à cidadania, sendo um farol para diversas gerações de advogados.
Neste momento de dor, a Diretoria da OAB-Campos, em nome de toda a advocacia da 12ª Subseção, manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver e aprender com Dr. Geraldo. A Ordem presta as mais sinceras homenagens a este ilustre colega, que honrou a profissão e o título de Ex-Presidente desta Casa.
O velório acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 9 horas, no cemitério Campo da Paz. O corpo Dr. Geraldo será cremado no mesmo local.
Diretoria da OAB – 12ª Subseção (Campos dos Goytacazes/RJ)