Campos dos Goytacazes
São João da Barra
São Francisco de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira

Campos dos Goytacazes, Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

Em Conferência Nacional da OAB, Bernardo Cabral recebe Medalha Rui Barbosa

Foto: Alexandre Araújo


27/11/2023 16h26

Durante a abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, ocorrida no Expominas em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira (27/11), a OAB outorgou a Medalha Rui Barbosa ao membro honorário vitalício, Bernardo Cabral. A honraria foi entregue pelo presidente da Ordem, Beto Simonetti, e pela secretária-geral do Conselho Federal, Sayury Otoni.

Para Sayury Otoni, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil entrega a Bernardo Cabral a maior honraria da instituição. “Bernardo Cabral, o agraciado, e Rui Barbosa, cujo nome batiza a honraria, não dividiram o mesmo espaço-tempo. Nosso patrono da advocacia nos deixou cerca de 10 anos antes de Bernardo Cabral vir ao mundo, ao nascer no dia 27 de março de 1932, em Manaus, no estado do Amazonas”, disse emocionada. De acordo com ela, ambos são imbricados pelo espírito da liberdade que guiou a vida de Rui Barbosa e do homenageado. “Este momento, portanto, promove o encontro de duas trajetórias – jurídicas, políticas, afetivas e intelectuais - determinantes para a construção de um país democrático”, afirmou. 

De acordo com a secretária-geral da OAB, hoje foi promovido o encontro entre dois profissionais multidisciplinares, destacados políticos e advogados, que lutaram - cada um em seu tempo e à sua maneira - para assegurar as prerrogativas da advocacia e os direitos fundamentais da cidadania brasileira.  Segundo ela, foi nisto que o homenageado se pautou durante toda a sua trajetória profissional, que se iniciou há mais de 70 anos. 

Guiado pelo valor máximo da democracia, Bernardo Cabral decidiu entrar na Faculdade de Direito após um trágico acontecimento em sua família. “Assim como Rui Barbosa, Bernardo possui formação múltipla: cursou Ciências Contábeis e Psicologia e Serviço Social, além de jornalista”, concluiu Sayury. 

“Daqui a três meses, eu completo 70 anos de advocacia e hoje acabo de receber uma medalha importante como essa, com o nome de Rui Barbosa. Nem todos podem portar essa medalha que eu seguro, por isso o orgulho que tenho com essa homenagem. Obrigado a todos, especialmente minha esposa, família e amigos", disse Cabral.

Honraria

A concessão a Bernardo Cabral, da medalha Rui Barbosa, a maior honraria da OAB Nacional, foi aprovada por aclamação durante sessão do Conselho Pleno, em abril. O homenageado atuou como advogado, jornalista, promotor, chefe de polícia e psicólogo. Presidiu o Conselho Federal da OAB no biênio 1981-1983 e foi relator-geral da Assembleia Constituinte, tendo sugerido a inclusão na Carta do artigo 133, que define o advogado como indispensável à administração da Justiça.


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp