Conheça a nova cartilha digital produzida pela Comissão de Inteligência Artificial e pelo Grupo de Trabalho de Inclusão Digital da Advocacia Veterana
24/10/2025 09h23
Mariana Reduzino
Com o intuito de aproximar a advocacia das novas ferramentas tecnológicas, a OABRJ, por meio da Comissão de Inteligência Artificial e do grupo de trabalho de Inclusão Digital da Advocacia Veterana, acaba de lançar a cartilha “Descomplicando a tecnologia – Alfabetização digital para advogados veteranos”. O e-book reúne orientações práticas sobre o uso da inteligência artificial e recursos digitais que já fazem parte da rotina jurídica contemporânea.
Com linguagem clara e exemplos aplicados ao cotidiano jurídico, a cartilha apresenta desde noções básicas de alfabetização digital até guias para o uso de plataformas como ChatGPT, Gemini e Claude, além de dicas sobre atalhos de teclado, boas práticas em audiências virtuais e criação de prompts eficientes.
De acordo com a presidente da Comissão de Inteligência Artificial, Graziela Bonfim, desde o início dos trabalhos o grupo percebeu que o maior desafio não estava apenas na tecnologia, mas na inclusão e no letramento digital da advocacia veterana.
“Este e-book nasce como um gesto de reconhecimento e também como um convite: queremos que esses advogados participem ativamente da transformação digital da advocacia, com autonomia, segurança e confiança no uso das novas ferramentas. Um projeto como esse tem um papel essencial, porque faz a ponte entre tradição e inovação. A advocacia veterana é guardiã de um patrimônio ético e intelectual inestimável – e merece ter pleno acesso aos recursos tecnológicos que hoje são indispensáveis ao exercício da profissão”, disse.
Para acessar o conteúdo na íntegra, no Portal da OABRJ clique na aba “publicações”, exibida no topo do site, logo após em “Cartilhas temáticas”.
Participaram da elaboração do conteúdo a presidente e a vice-presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OABRJ, Graziela Bonfim e Tayna Carneiro, o coordenador do grupo de trabalho Luiz Antonio Barauana, a relatora Raquel Simas e as advogadas Carla Oliveira e Sharon Castro.