/Esf@
14/05/2026 18h59
A presidente da 12ª Subseção da OAB/RJ, Mariana Lontra Costa, marcou presença nesta terça-feira (12) na mesa-redonda “Construindo Carreiras: o papel do CREA e da OAB na vida profissional”. O evento integrou a programação da Semana Acadêmica da Universidade Candido Mendes (UCAM) Campos, reunindo estudantes e profissionais para um debate essencial sobre o futuro das profissões.
O encontro teve como foco principal os desafios da formação acadêmica e a transição para o mercado de trabalho. Durante o debate, foram abordados temas cruciais como:
Ética profissional e o rigor necessário no exercício da profissão;
Os desafios do mercado de trabalho contemporâneo;
O papel das instituições (OAB e CREA) no fortalecimento e valorização das categorias.
A mesa contou também com a valiosa participação do coordenador regional do CREA, Sebastião Petrucci, promovendo uma rica troca de experiências que evidenciou a importância da aproximação entre a universidade e as entidades representativas.
A 12ª Subseção expressou seu agradecimento especial à aluna Juliane Carvalho, idealizadora e organizadora do evento, por sua iniciativa e dedicação em construir um espaço de aprendizado tão relevante. O agradecimento estendeu-se também ao coordenador do curso de Engenharia, Getúlio Abreu, pelo apoio fundamental e pela receptividade à Ordem.
"A integração entre as instituições de classe e o ambiente acadêmico é o que garante que os futuros profissionais cheguem ao mercado conscientes de seu papel social e da importância das nossas entidades," destacou a presidente Mariana Lontra Costa.