/Esf@
20/05/2026 08h23
CAMPOS DOS GOYTACAZES – No dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a 12ª Subseção da OAB/RJ promoveu um encontro de extrema relevância institucional e social. O evento reuniu no mesmo espaço representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da advocacia e da sociedade civil organizada com um objetivo claro: debater e fortalecer as estratégias de proteção integral à infância e à juventude.
Durante o encontro, foram abordados temas complexos e urgentes, incluindo o enfrentamento à violência sexual, os novos desafios trazidos pela era da educação digital, o combate à negligência e os gargalos enfrentados na efetivação dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O debate foi enriquecido pela participação de palestrantes de renome local e nacional, que trouxeram diferentes óticas técnicas sobre a questão:
Dra. Anik Rebello (Promotora de Justiça e Psicóloga): Uniu a sensibilidade da psicologia à firmeza do Ministério Público para tratar do acolhimento das vítimas e dos aspectos emocionais envolvidos no abuso.
Dr. Márcio Roberto Costa (Juiz da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campos): Compartilhou a realidade prática do Judiciário e os desafios processuais e protetivos na esfera jurídica regional.
Dra. Silvana do Monte Moreira (Vice-presidente nacional da CDCA/OAB e presidente da comissão na Seccional OAB/RJ): Trouxe a força institucional da seccional, destacando o papel do advogado na defesa intransigente desses direitos.
Dra. Luiza Simonetti (Presidente nacional da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB): Alinhou o debate local às diretrizes federais da Ordem, pontuando a necessidade de união nacional da classe jurídica sobre o tema.
A organização do evento ficou a cargo da Comissão de Defesa e Proteção da Criança, Adolescente e Juventude da OAB Campos, liderada pelo presidente Dr. Marcelo Barreto e pela vice-presidente Dra. Fábia Santos.
A diretoria da 12ª Subseção expressou seu profundo agradecimento a todos os palestrantes, autoridades e membros da advocacia que doaram seu tempo e conhecimento para este momento.
"Eventos como este reforçam o compromisso histórico da OAB com os Direitos Humanos e com a construção de uma sociedade que proteja ativamente o seu futuro. Agradecemos a cada participante que transformou este encontro em um marco de conscientização, reflexão e fortalecimento da nossa rede de proteção à infância", destacou a organização.
DIANACIONALCOMBATE2026 de Campos OAB-RJ